O setor de pesca esportiva no Pantanal cresceu e se modernizou nos últimos anos, estamos estruturados para oferecer transporte, hospedagem, alimentação e serviços especializados para o pescador esportivo.
Nossa atividade, nos últimos anos, evoluiu nas praticas e na compreensão da importância do Pantanal, sua proteção e seu papel especialmente na reprodução de peixes, base do nosso negócio. Nos últimos tres anos, nossos clientes, independente de mecanismos legais, em sua maioria, já adotaram a pratica do pesque e solte, e em todas as oportunidades multiplicamos a ideia.
Preocupa-nos a manutenção dos estoques pesqueiros que sustentam a pesca em nossa região em suas diferentes modalidades – profissional artesanal, setor turístico com a pesca esportiva e a pesca de subsistência.
Devemos lembrar sempre que a pesca esportiva é a atividade que mais gera trabalho e renda no Pantanal.

O Pantanal depende basicamente de um ciclo das águas, cheia e seca, e qualquer interferência ou mudança neste ciclo, principalmente no planalto, onde estão a maior parte das nascentes, pode comprometer o ecossistema e mudar todo um contexto.
Para termos um futuro, o uso da pesca em todas as suas modalidades (pesca esportiva, artesanal, profissional e os catadores de isca) tem que ser de forma sustentável. Precisamos aprender como fazer! Precisamos manter a integridade dos ambientes, monitorar a pesca com dados de quantidade e qualidade para programarmos o futuro, e unir os diversos interesses na atividade, com o comprometimento efetivo de todos os agentes envolvidos.
A ACERT, ao longo desses anos, tem sido parceira do Governo MS, do município de Corumbá, das organizações não governamentais e órgãos de fiscalização nas ações sociais envolvendo as comunidades tradicionais e de apoio e proteção ambiental.