Corumbá é uma das cidades mais importantes do Estado de Mato Grosso do Sul. Em Corumbá é possível praticar a pesca esportiva de varias formas, a bordo de um barco hotel em pacote com duração de 5 a 7 dias, em pequenas embarcações com roteiros curtos, nos hoteis pesqueiros e nas barranca dos rios que cortam o Pantanal, desde que sejam observadas as leis vigentes em nosso Estado. Contacte um dos nossas associados.
No município de Corumbá, a Estrada Parque Pantanal- EPP é uma Área de Especial Interesse Turístico, são 116 km (entre o Buraco das Piranhas e o Lampião Aceso) de estrada de terra passando por 74 pontes de madeira. Neste trecho é possível desfrutar de paisagens bem diferentes, de serras e campos, de corixos ao Rio Paraguai, além das áreas de inundação sempre repletas de animais da fauna pantaneira. Na EPP o turista encontra excelentes pousadas com opções de hospedagem, e também o day use. Opções de passeios: pesca, trilhas, cavalgadas, tour fluvial, passeio de caiaque, safari fotográfico, focagem noturna, e principalmente o contato com a lida e a culinária pantaneira.
Em Corumbá vale a pena também conhecer o Casario do Porto, o Porto Geral, o Museu de História do Pantanal, O Museu do Homem Pantaneiro, Casa do Dr. Gabi, o Jardim da Independência, a Praça da Republica, a Igreja Nossa Senhora da Candelária, a Casa do Artesão, o Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, o Forte Junqueira, Forte Coimbra – atrativos que contam a história de Corumbá, e do período em que Corumbá era o terceiro maior porto fluvial da América Latina.
Vale lembrar do Por do Sol, que pode ser visto do Porto Geral, ou do Morro do Cruzeiro ou do Mirante da Capivara. Imperdível mesmo é ver o por do sol a bordo de um barco no rio Paraguai. Estes barcos, para passeio, podem ser alugados no Porto Geral.
O Cristo Rei do Pantanal, outro atrativo imperdível, assinado pela artista Izulina Xavier, esta localizado no topo do Morro do Cruzeiro, e de lá é possível comtemplar a cidade e o Pantanal.
A estada em Corumbá pode coincidir com um dos grandes eventos do município, como o Carnaval, o Arraial do Banho de São João (Patrimônio Cultural do Brasil), o Campeonato Internacional de Pesca Esportiva de Corumbá, O Festival América do Sul e o Pantanal Extremo e os vários campeonatos esportivos.
Hoje, em Corumbá, temos algumas agencias de receptivo com serviço diferenciado e personalizado, que atuam com o ecoturismo, em propostas de apresentar o pantanal e suas possibilidades.
A culinária pantaneira merece uma atenção especial, aqui em Corumbá ela é mesclada com as heranças culturais e a tradição pantaneira, que gerou uma diversidade gastronômica: chipa, sopa paraguaia, saltenha, churrasco pantaneiro, arroz boliviano, sarrabulho, caldo de piranha, macarrão de comitiva, paçoca de carne seca, e uma infinidade de pratos de peixe, em especial o pintado a urucum. Estes e outros pratos da culinária pantaneira podem ser encontrados nos diversos e excelentes restaurantes da cidade e nos atrativos da zona rural.
Para conhecer Corumbá e a imensidão do Pantanal são necessários alguns dias.