Notícias

Inclua no seu roteiro de pesca um passeio pela histórica Corumbá

maio 5, 2023 | Notícias

Está planejando praticar a pesca esportiva no Rio Paraguai, no Pantanal? Inclua pelo menos mais um dia na sua viagem para conhecer Corumbá (MS), a Capital do Pantanal, cidade histórica situada a 430 km de Campo Grande (pela BR-262) e na fronteira com a Bolívia e o Paraguai.

Fundada em 1778, Corumbá é o principal polo de pesca esportiva do Mato Grosso do Sul/Pantanal, com uma das maiores estruturas de barcos-hotéis e rede hoteleira. Além dos serviços de excelência para uma pesca inesquecível, o turista poderá desfrutar dos atrativos urbanos e da hospitalidade local, além de sua gastronomia.

Terceiro maior porto fluvial da América Latina no século XX, Corumbá se desenvolveu com influências econômicas e culturais pelas águas do Rio Paraguai, as quais desembocam no Atlântico já em terras argentinas e uruguaias pelo Rio da Prata.

O Casario do Porto, com prédios centenários construídos em estilos europeus, integra seu eclético conjunto arquitetônico. Uma das primeiras cidades com planejamento urbano ainda no período colonial, a Capital do Pantanal caracteriza-se pelas ruas largas e calçamento de paralelepípedos na área central.

Passeios

O pescador esportivo que chega de carro ou de avião, não pode deixar de ficar um ou mais dias na cidade para conhecer seus encantos e sua história e um povo alegre com sotaque próprio.

Um passeio pelo centro histórico é uma viagem ao tempo, que se divide entre a retomada da cidade na Guerra do Paraguai (1864-1870), quando ficou três anos sob o poder paraguaio, e seu efervescente comércio fluvial com a Europa e 25 agências bancárias no porto, dentre as quais a do City Bank, predominando a moeda esterlina.

Ainda no porto, dois passeios que valem a pena: o Museu de História do Pantanal (Muphan), que conta a ocupação do Pantanal em oito séculos, e o Memorial do Homem Pantaneiro, um encontro com a cultura pantaneira em rico acervo e comentários de Manoel de Barros, reflexões de Guimarães Rosa e contos de Abílio de Barros.

O Cristo Rei do Pantanal é um monumento situado no topo do Morro do Cruzeiro, de onde se tem uma vista privilegiada da cidade, do Pantanal e das cidades bolivianas. O Portal da Marinha (1873), na vizinha cidade de Ladário, distante 6 km do centro de Corumbá, é outro atrativo interessante.

 

Serviço

Pesca esportiva no Pantanal de Corumbá: um dos melhores roteiros
A pesca esportiva em Corumbá é praticada na modalidade pesque e solte, adotada pelos operadores associados à ACERT (Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo). Os pacotes para grupos, famílias ou confraternizações empresariais são programados diretamente com as empresas, sem custos adicionais.

A temporada de pesca vai até 5 de novembro e os roteiros são completos, e incluem bote de alumínio, isca, guia de pesca, combustível, alimentação, hospedagem, bebidas e ainda um sashimi de piranha, feito no barco. O destino é a região da Serra do Amolar, no entorno do Parque Nacional do Pantanal, divisa com Mato Grosso.

O barco-hotel navega em águas mansas por 250 km, levando o turista às regiões de maior piscosidade para a prática da pesca esportiva em áreas permitidas e de grande beleza natural. Outra opção é o Hotel Pesqueiro da Odila, associado da ACERT, no Porto Morrinho (70 km de Corumbá), beira do Rio Paraguai.